THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES »

domingo, fevereiro 10, 2008

Desabafo de uma diretora -professora na volta às aulas...

(Salvador Dali)

O texto abaixo é uma obra de ficção. Cômico, trágico e, em alguns momentos, exagerado. Foi escrito como piada. Mas toda brincadeira tem seu fundo de verdade... Ah, e antes que eu me esqueça, não sou a autora. Mas poderia ter sido.

Caros Pais,

Quero dizer que não gostaria de iniciar tão cedo as aulas. Mas ficaria muito feliz de ganhar como prêmio três meses em mensalidades escolares para arrumar a escola para a chegada dos pestinhas. Ainda que eles acabem destruindo cadeiras, mesas e sujando todas as paredes em bem menos tempo que isso. Vocês entendem, afinal, não adianta arrumar porque ninguém mais dá educação para os filhos e nós é que pagamos o alto preço por isso.

Trato a todos muito bem, porque preciso, mas se pudesse mandaria todos vocês, sem exceção, tomar o seu destino e nunca mais pensar que eu teria de cuidar desses primores de falta de educação doméstica. Acredite, não estudei para receber socos, pontapés, mordidas e ouvir gritos a todo instante. Ou entrar na sala de aula todas as manhãs e sentir-me nauseada pela falta de banho, escovação de dentes ou sujeira dos uniformes dos alunos.

É com muito sacrifício, só o Pai Todo-poderoso sabe, que tenho de fingir que não há problemas, que eles irão avançar em seus estudos. Que nada! Um bando de perdidos e desatinados, arrogantes e chatos. Com certeza culpados pela fibromialgia recém-diagnosticada, mas que me acompanha há anos. E pela minha imensa vontade de fugir desse mundo e nunca mais voltar.

Não são apenas os alunos que desejam faltar aulas. Nós também queremos muito. E, se pudéssemos, estaríamos nos consultórios diariamente solicitando atestados pelo amor de Deus.

Os professores, não se enganem - da mesma forma que os seus filhos para vocês - dizem uns para os outros: "Que alunos chatos, perseguidores, implicantes, repetitivos, etecetera, etecetera, etecetera".

Acreditem, nós, professores, é que não aguentamos mais ir à escola. E se o fazemos ainda é por algum motivo inexplicado, talvez a famigerada vocação. Antes fôssemos seminaristas e noviças. Deus, com certeza, reconhece os sacrifícios feitos a Ele e por Ele.

Porém, apesar de tudo, quero aproveitar para dizer "Sejam bem-vindos!". Mas já vou avisando, não nos provoquem muito, tratem-nos bem. Caso contrário, quem irá evadir-se sem chance de repetência seremos nós, os professores.

Um bom ano letivo e que Deus tenha piedade de nós!