THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES »

domingo, março 30, 2008

De volta à casa! Tudo culpa do BBB...

Pois é, andei sumidaça nesses últimos meses. Em parte, por culpa da escola, cujos meses de maior pique de trabalho são justamente os dois últimos e os três primeiros do ano. E também por causa do blog que criei para falar sobre o Big Brother. Não briguem comigo, mas tive de escolher entre um e outro. Manter os dois atualizados não era possível. E lá a demanda era grande. Em pouco mais de dois meses alcançamos a incrível marca de 27.375 visitas. Foi uma média de 500 a 600 acessos por dia. É muita coisa.

O que me faz ter certeza de que os reality shows são um fenômeno de massa ainda a ser destrinchado. Algo como as primeiras telenovelas e a comoção nacional que causavam. Quer dizer, ainda causam, mas hoje em dia já estamos acostumados com isso. E ainda que um ou outro incauto ouse falar mal desse gênero televisivo, ele possui o seu lugar. Os reality shows chegarão a isso? Não sei, muito cedo para prever. Mas acredito que não é possível ficar imune a eles.

Outro dia uma amiga me disse que o problema não era saber o que se passava mais ou menos, por alto, no programa, para ter assunto nas rodinhas do cafezinho. Era perder tempo acompanhando-o. Pois eu acho que o mais legal é, justamente, acompanhar o Big Brother. Apesar de muitos o acusarem de novelinha editada e com muito pouco de realidade. Mas eu não conheço nenhum reality show que seja 100% natural, a mais pura tradução da vida como ela é. Porque, vamos convir, seria muito chato mostrar tudo, sem exceção, do que acontece durante as longas horas do dia. A rotina é banal, insossa, sem charme ou glamour. E o que desejamos e procuramos nos programas de televisão é entretenimento. Qual diversão há em ver alguém bocejar, escovar os dentes, limpar a remela dos olhos?

As edições são feitas com base em um maniqueísmo infantil? Mas o senso comum é maniqueísta. Crescemos sendo guiados por noções de certo e errado, bem e mal. Entre o preto e o branco há vários tons de cinza? Com certeza. E certamente ninguém é apenas bom, ou totalmente ruim. Todos possuímos e acalentamos os dois lados. E com freqüência pendemos mais para um do que para o outro. E se é assim que funciona o ser humano em suas relações, porque teria de ser mostrado de outra forma? Além disso, é o maniqueísmo dos contos de fadas que os faz tão acessíveis. É o código que todos entendemos. Este é bom, aquele é mau. Longe de mim querer comparar uma e outra forma de entretenimento. Não é disso que estou aqui a tratar. Mas não é possível ignorar que ao ressaltar esta ou aquela característica dos participantes a direção do programa o torna mais inteligível. E por esse motivo mais palatável, digerido com facilidade por qualquer um que se preste a assisti-lo, nem que seja "para saber o que está acontecendo".

Parece que estou querendo justificar o porquê do Big Brother me atrair tanto. Em parte, confesso que me sinto culpada. Poderia, quem sabe, usar o tempo que dedico ao programa em outros afazeres mais "lapidados". Talvez. E ainda, talvez não. Porque não posso ignorar o tanto de diversão e prazer que tive ao escrever sobre algo que me interessa, trocar idéias e saber-me entendida por tantos outros. E ao final do dia, não é isso o que importa?

Bom, por esses dias esta casa provavelmente mudará de "roupa". Já estou à procura de um layout que me agrade. E que eu ache que vai agradá-los também. Mas nessa brincadeira acabei perdendo todos os meus links. E só depois que isso aconteceu foi que descobri como fazer para que isso não acontecesse. Tarde demais. Assim, brevemente recolocarei todos os links dos blogs que visito. E que recomendo sem hesitação. Mas, em breve. Hoje não porque já fiquei com sono.

sábado, março 01, 2008

Concurso valoroso

Pois, é, nem vou perder tempo de explicar aqui as razões do meu recente sumiço. Só posso dizer que ando tão cansada que nem vontade de escrever eu tenho. Mas hoje aconteceu um concurso importantíssimo e que deveria ter alcance nacional pelo objetivo tão necessário. É a Super Licitação para escolha do Código de Ética do PT. Não deixe de visitar os blogs que estão participando da licitação, os autores realmente capricharam. Acho até que vai ser dificílimo para a Comissão Julgadora chegar a um consenso. Mas, vamos ao que interessa, os candidatos que já postaram são:

Popa

Serjão

Ronald

Frodo

Meu conselho? Pode rir sem culpa, desopila o fígado.