THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES »

quinta-feira, dezembro 13, 2007

A carta

(TERBORCH, Gerard:A Lady Reading a Letter, 1662)

Agora era real. Acabara de receber a carta. Epílogo de tantas outras benfazejas, esta trazia a marca do descaminho.

Incrível é que tinham sido tão felizes juntos. As fotos não mentiam. Escancaravam a verdade dos passeios, dos longos feriados em pousadinhas deliciosas. Os presentes estavam ali, corajosamente acenando para um passado bem vivido e não tão distante assim. A geladeira cheia de frique-friques, incapaz de aborrecer com insignificâncias. Descongelar o freezer? Há muitos anos desconhecia este trabalho. Fogão com forno duplo, lava-louças, uma bela cozinha, sem dúvida. Aliás, todo o apartamento estava muitíssimo bem equipado. Podia dizer em alto e bom som que tinha "de um tudo".

Gastara muito. Sempre o fizera. Mas havia uma solução à mão em todos os momentos. E nunca se arrependera.

As cartas traziam mimos de toda sorte. Em vários momentos chegou a pensar que eram um só, tal a proximidade que mantinham. Sua confiança era tanta que por algum tempo as ignorava. Elas, as cartas. Paparicavam-na. Ofereceram-lhe prazeres e pecados. E se perdera em todos.

É fato, sentira-se iluminada. O mundo, ao alcance do seu desejo. E as cartas por muito tempo lhe impediram acreditar diferente.

Até hoje. Quer dizer, hoje surpreendeu-se quando notou a presença em sua caixa postal. Por um segundo, regozijou-se. Recuperou naquele breve espaço de tempo a alegria esquecida. Levou-a de encontro ao peito. Aqueceu-se de emoção. Naquele curtíssimo, transitório lapso temporal acreditou que tudo seria como antes. Quase esqueceu os meses sem correspondência alguma.

Mas alguma coisa a incomodava. A carta parecia diferente. Uma distância que não conhecia. Receava admitir a frieza daquele ente outrora tão cálido. Acomodou-a na bolsa. Tomou o ônibus não lembrava como. Sabia que torcera os dedos nervosamente durante todo o trajeto. Os degraus da escada que levavam ao apartamento eram infinitos. Sim, fora incapaz de manter a bela casa com piscina. A chave encontrou a fechadura com sofreguidão. Uma ansiedadade a impelia.

Encontrou a carta dentro da bolsa. E de repente não conseguia mais esperar. Rasgou o envelope fervorosamente, suplicava em seu íntimo por aqueles dias acalentados na memória. E a carta lhe dizia, sem qualquer preâmbulo...

Estava inscrita no Serviço de Proteção ao Crédito, definitivamente.