THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES »

segunda-feira, novembro 26, 2007

Começando a semana "quente"

Vou começar a semana dizendo que entendi perfeitamente a fala do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso na convenção do PSDB. Discordo em absoluto dos jornalistas que estão por aí querendo dar a entender que FHC foi arrogante. Por acaso ele falou alguma mentira? É ou não verdade que o atual governante do país tem muito pouco apreço pela educação? Ele próprio apregoa aos sete ventos que nunca precisou estudar para chegar onde chegou. O que pode parecer a realidade de um homem empreendedor, deve ser visto com cautela. Tenho para mim que o excelentíssimo não estudou porque não quis, porque não se interessou, porque não vê importância nisso. Por outro lado, exemplos não faltam de cidadãos brasileiros que buscaram educar-se já adultos. E aqui estou falando de educação formal, o "ir à escola". Exemplo bem próximo a ele temos o da Ministra do Meio Ambiente, que até os 16 anos de idade só sabia os rudimentos das quatro operações matemáticas. E hoje está aí, exemplo a ser seguido sem nenhum pejo.

Acho peculiar essa posição de amenizar a falta de educação formal do atual presidente da república e colocar no posto de insurgente qualquer um que questioná-la. Lembro que os meus professores de história sempre deixaram claro que as oligarquias e detentores do poder não investiam em educação porque um povo educado é sinônimo de povo questionador. E isso não interessava às classes dominantes. Pois então, o que dizer da forma como a educação vem sendo tratada no atual governo federal? Eu adoraria encontrar um dos meus antigos professores e fazer-lhe esta pergunta.

Confesso que não vejo nenhuma diferença entre os currais eleitorais dos antigos coronéis e a imensa parcela da população sustentada pelos programas assistencialistas do atual governo, tendo como carro-chefe o bolsa-família. É necessário dar assistência aos mais necessitados? Sem dúvida! Mas onde está a contra-partida necessária para que a próxima geração possa buscar sozinha o seu sustento? Mas é claro! Não existe! Arrogante é o excelentíssimo senhor presidente da República do Brasil que arrota ter chegado onde chegou sem precisar estudar, provavelmente acreditando que o seu exemplo é o melhor a ser seguido.

Só esquecem de dizer que Lula não estudou porque não quis. Não viu necessidade, já que com toda a sua capacidade de articulação e eloqüência encontrou logo o caminho do sindicalismo. E seguiu em frente. Deixou de viver como pobre há muito tempo, mas nunca abriu mão desta bandeira. É com ela que conseguiu alcançar a tão sonhada cadeira de presidente da república. E é dela que depende para ali se prorrogar, apesar de negar esta intenção veementemente. Por que, então, investir na educação do povo?!

Ainda sobre a forma como Lula governa, preciso fazer um paralelo com o governo Chávez. Hoje é dia de Blogagem Coletiva pela democracia na Venezuela e contra a reforma constitucional proposta por Chávez, para que possa se manter "ad eternun" como presidente.

Chávez é um falastrão, acostumado aos holofotes e, como o nosso excelentíssimo, a misturar alhos com bugalhos em seus discursos. Fala, fala, confunde e acaba conseguindo o que quer. Não pode! Não é possível, após tanta luta dos países latino-americanos que ainda se corra o risco de presidentes engessados no poder, tratando com caviar seus asseclas e mantendo o povo alimentado à base do pão e circo, com alguns afagos eventuais. É um retrocesso. O que Chávez fez com a RCTV foi um absurdo, não renovando o contrato de concessão pelas críticas ao seu governo que esta fazia em sua programação. Isso, um pequeno exemplo do que ficamos sabendo aqui fora. Imagino como está a vida dos venezuelanos. Será mesmo necessário permitir-se uma nova Cuba nos dias de hoje?!

Clique no banner para mais informações sobre a blogagem coletiva organizada pelos venezuelanos.