THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES »

terça-feira, novembro 27, 2007

"Take off your coat..."

(Jorge Nelson Alves: Luz da noite)

Chegou em casa sabe-se lá que horas. Vestido de seda, saltos altos, cabelos presos em um coque bem feito, batom encarnado, não traduziam o desalinho de seus pensamentos. Confusão de emoções. Entregara-se. E o cheiro que algumas horas antes lhe inebriara os sentidos, agora causava-lhe náuseas. Soltou a pequena bolsa de qualquer jeito sobre o sofá. Não conseguia decidir entre largar-se para sempre nas almofadas antes tão macias ou esfolar-se a pele sob o chuveiro quente. Saiu pela porta.

A noite esfriara. Sentia leves arrepios provocarem sua pele. Andava a esmo, os saltos marcavam o caminho, pareciam saber aonde chegar. O cheiro de maresia era cada vez mais forte. Tomou os degraus compassadamente, dirigia-se à praia deserta. Largou os sapatos. Os úmidos grãos de areia sob os pés faziam-lhe cócegas enquanto caminhava. Arrepiava-se cada vez mais intensamente. Inalou sofregamente o ar salgado da noite. Soltou os cabelos. A leve marola atraiu seus passos andarilhos. Deitou-se à beira do mar. As ondas invadiram o seu ventre. Dançaram juntas sob as estrelas.

Abandonou-se à solidão da madrugada. Nada mais importava. Explodiu em gozo único, forte, animal.

Os primeiros raios da manhã aqueciam o seu corpo. Sentia-se pura outra vez.

segunda-feira, novembro 26, 2007

Começando a semana "quente"

Vou começar a semana dizendo que entendi perfeitamente a fala do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso na convenção do PSDB. Discordo em absoluto dos jornalistas que estão por aí querendo dar a entender que FHC foi arrogante. Por acaso ele falou alguma mentira? É ou não verdade que o atual governante do país tem muito pouco apreço pela educação? Ele próprio apregoa aos sete ventos que nunca precisou estudar para chegar onde chegou. O que pode parecer a realidade de um homem empreendedor, deve ser visto com cautela. Tenho para mim que o excelentíssimo não estudou porque não quis, porque não se interessou, porque não vê importância nisso. Por outro lado, exemplos não faltam de cidadãos brasileiros que buscaram educar-se já adultos. E aqui estou falando de educação formal, o "ir à escola". Exemplo bem próximo a ele temos o da Ministra do Meio Ambiente, que até os 16 anos de idade só sabia os rudimentos das quatro operações matemáticas. E hoje está aí, exemplo a ser seguido sem nenhum pejo.

Acho peculiar essa posição de amenizar a falta de educação formal do atual presidente da república e colocar no posto de insurgente qualquer um que questioná-la. Lembro que os meus professores de história sempre deixaram claro que as oligarquias e detentores do poder não investiam em educação porque um povo educado é sinônimo de povo questionador. E isso não interessava às classes dominantes. Pois então, o que dizer da forma como a educação vem sendo tratada no atual governo federal? Eu adoraria encontrar um dos meus antigos professores e fazer-lhe esta pergunta.

Confesso que não vejo nenhuma diferença entre os currais eleitorais dos antigos coronéis e a imensa parcela da população sustentada pelos programas assistencialistas do atual governo, tendo como carro-chefe o bolsa-família. É necessário dar assistência aos mais necessitados? Sem dúvida! Mas onde está a contra-partida necessária para que a próxima geração possa buscar sozinha o seu sustento? Mas é claro! Não existe! Arrogante é o excelentíssimo senhor presidente da República do Brasil que arrota ter chegado onde chegou sem precisar estudar, provavelmente acreditando que o seu exemplo é o melhor a ser seguido.

Só esquecem de dizer que Lula não estudou porque não quis. Não viu necessidade, já que com toda a sua capacidade de articulação e eloqüência encontrou logo o caminho do sindicalismo. E seguiu em frente. Deixou de viver como pobre há muito tempo, mas nunca abriu mão desta bandeira. É com ela que conseguiu alcançar a tão sonhada cadeira de presidente da república. E é dela que depende para ali se prorrogar, apesar de negar esta intenção veementemente. Por que, então, investir na educação do povo?!

Ainda sobre a forma como Lula governa, preciso fazer um paralelo com o governo Chávez. Hoje é dia de Blogagem Coletiva pela democracia na Venezuela e contra a reforma constitucional proposta por Chávez, para que possa se manter "ad eternun" como presidente.

Chávez é um falastrão, acostumado aos holofotes e, como o nosso excelentíssimo, a misturar alhos com bugalhos em seus discursos. Fala, fala, confunde e acaba conseguindo o que quer. Não pode! Não é possível, após tanta luta dos países latino-americanos que ainda se corra o risco de presidentes engessados no poder, tratando com caviar seus asseclas e mantendo o povo alimentado à base do pão e circo, com alguns afagos eventuais. É um retrocesso. O que Chávez fez com a RCTV foi um absurdo, não renovando o contrato de concessão pelas críticas ao seu governo que esta fazia em sua programação. Isso, um pequeno exemplo do que ficamos sabendo aqui fora. Imagino como está a vida dos venezuelanos. Será mesmo necessário permitir-se uma nova Cuba nos dias de hoje?!

Clique no banner para mais informações sobre a blogagem coletiva organizada pelos venezuelanos.

quinta-feira, novembro 22, 2007

Sobre a Dengue - Blogagem coletiva - E o Baêa!!!

Incrível, estou à dois dias sem conseguir acessar a net, e depois de muito brigar com a telemar-velox, descobri que era tudo culpa de um cabinho escondido aqui em casa que eu nem de longe conhecia...

Por esse motivo, não pude organizar direitinho um post para a blogagem coletiva contra a dengue como eu gostaria.

Mas vou deixar um "depoimento" de quem já ficou dengosa. Na verdade, acho que a dengue só perde em desconforto extremo para a catapora. Mas o risco de morte talvez a torne pior. Dores pelo corpo, a cabeça explodindo e, no meu caso, ainda fiquei toda pintada, é tive a "sorte" de começar pela hemorrágica. Isso aconteceu há quatro anos atrás e, desde então, tomamos super cuidado para evitar depósitos de ovos do mosquito tenebroso. O espaço que temos para cuidar é razoavelmente grande, mas o hábito de manter vasilhas cobertas, ou emborcadas, evitar acúmulo de água, providenciar tampa para os tanques de água acaba fazendo com que tudo se organize com facilidade. Diria que é automático. Aqui, no que podemos evitar, nada dá espaço para que esse mosquito de pernas longas e pintadas se sinta em casa.

Por outro lado, e aí sim eu deixo o meu protesto, é muito complicado saber que o vizinho ao lado não é lá tão cuidadoso com o seu espaço. Aqui, chegamos ao ápice de pagar o nosso jardineiro para que limpe o quintal do vizinho. Precisamos fazer isso porque temos que pensar na escola e no bem-estar de nossos alunos. Mas é muito desagradável saber que corremos risco por conta da negligência alheia. Ainda por cima eles impedem o acesso dos agentes de saúde da prefeitura.

Em Salvador o poder público nada faz para para exigir que se permita a inspeção em ambientes suspeitos. O que, por si só, invalida a ação da maioria. Basta um foco, um foquinho pequenino de larvas do Aedes Aegypt para que dezenas de pessoas sejam infectadas. Pode ser aquele vaso de planta esquecido no quintal com água acumulada. Ou pode ser ainda a garrafa de coca-cola retornável que fica ao relento esperando ser trocada. É preciso lembrar que as larvas sobrevivem bastante tempo sem água. E apenas uma garoa à tôa é suficiente para acendê-las de novo. Então, manter tudo bem limpinho e escovado é super necessário.

Ou seja, a minha sugestão é que pensemos no próximo. Eu sei que pode parecer piegas no mundo individualista em que vivemos. Mas o seu vizinho pode ser uma criança pequena, ou alguém idoso - os que mais sofrem com doenças assim. Manter a casa livre do mosquito da dengue é obrigação de todos!

Essa blogagem coletiva foi organizada pela Meiroca , para saber mais informações, clique na imagem no início do post!


E mudando o rumo da prosa, não poderia de deixar essa em branco: o E.C. Bahia conseguiu sair da terceirona! Bora Baêa!!!

Na verdade, não entendo nada de futebol. Simpatizo, lá de longe, com o Bahia. Mas não posso ficar imune à barulhada em minha janela. É fato, moro razoavelmente perto da Fonte Nova, estádio onde acontecem os jogos do tricolor baiano. Lá fora está bem parecido com uma festa de Largo. Infelizmente, só quem é baiano entende o significado disso. Para os "estrangeiros", posso dizer que é algo parecido com o carnaval, mas com as buzinas e tweeters fazendo o papel dos trios elétricos.

Mas admito, já fui a alguns jogos na Fonte Nova e é sempre um barato ver a torcida animada. Além disso, esse ano foi bom para o futebol baiano, com o Bahia rumo à segunda divisão, saindo do fundo do poço, e o Vitória conseguindo o seu lugar na Série A, deixando a segundona para trás. O jogo de comemoração, no domingo, teve direito à Ivetona e Daniela Mercury.

Somos da turma tricolor, somos da voz o campeão, somos do povo o clamor, nada nos vence em vibração. Vamos avante esquadrão, vamos, serás o vencedor... Vamos conquistar mais um tento... Baêa! Baêa! Baêa! Ouve essa voz que é seu alento... Baêa! Baêa! Baêa! Mais um, mais um Bahia! Mais um, mais um título de glória... Mais um, mais um Bahia, é assim que se resume a tua história!!!

Ao som dos Doces Bárbaros...

domingo, novembro 18, 2007

Para começar bem a semana...

(Sam Haskins: Untitled)

confira

tudo que respira

conspira

P. Leminsky

sábado, novembro 17, 2007

"Por que no te callas" na Venezuela

Acabei de me bater com esse vídeo, escute com atenção o que os venezuelanos falam sobre o evento "por que no te callas?". Golpista e mal educado, o rei Juan colocou em seu lugar alguém que está costumado a atropelar todos, inclusive os venezuelanos. Uau! O que será que o excelentíssimo defensor diria sobre isso?

Lula, Chávez e uma piadinha nada a ver com o assunto

Depois da última declaração de Lula reforçando que pode-se dizer o que quiser do governo Chávez, menos que ele é democrático, eu preciso urgentemente de um passaporte islandês. Tá difícil de aguentar, e, principalmente, de imaginar as cenas dos próximos capítulos da novela "O Brasil é a minha cozinha!", desde sempre protagonizada descaradamente pelo excelentíssimo presidente da república.

Para quem tem tv por assinatura, deixo a recomendação do programa Fatos & Versões. Curtinho, de apenas 30 min, vai ao ar às oito da noite todos os sábados no Globonews (com reprise à meia noite). Capitaneado por Cristiana Lôbo e sempre com dois convidados, dão uma geral nos acontecimentos da semana, normalmente com uma boa dose de crítica. Não perco um!

Fecho o post com uma piadinha maravilhosa que recebi hoje via e-mail, dessas que dizem serem produzidas por alunos do Enem, mas a gente nunca sabe. Essa, por exemplo, apesar de hilária, termina com uma informação muuuito mais elaborada que a própria pergunta. Mas estou sendo uma chata (tudo culpa do Lula), vamos à piada:

quinta-feira, novembro 15, 2007

E a família cresce...

Ganhamos mais um filhote.

E como todos os bichinhos que aparecem por aqui, depois de uns dois tímidos dias que me deixaram super preocupada, nossa nova filhinha se mostrou uma esganada. O rótulo diz: dar duas iscas três vezes ao dia. Ela de fato come três vezes ao dia. Três ou quatro iscas, às vezes cinco a cada refeição.

Outro problema foi arrumar o espaço dela. Não pode ficar exposta à correntes de ar. Precisa tomar sol. Gosta de esconderijos. E água, de preferência o suficiente para mergulhar bastante. Viramos e mexemos e conseguimos organizar uma bacia com uma pedra estrategicamente colocada, à guisa de caverna. Ainda não é a solução ideal, porque ela não consegue nadar livremente, só andar embaixo d'água. Mas amanhã vou aproveitar o feriado prolongado para comprar algo melhor. Desde que não seja de vidro. Morro de medo de quebrar na hora da limpeza.

No começo achei que era um bichinho pouco interativo. E de fato assim parece. Muito envolvida em seu próprio mundo, algo assim meio autista. Mas não é nada disso. Esperta, já me reconhece quando encosto para providenciar a limpeza ou alimentá-la. Os olhos, esbugalhados, não perdem nada de vista.

A coisa mais fofa é quando alguma isca fica entalada na sua boca. Ela puxa com a patinha e é muito terno de se ver.

Dizem que mordem com força. São capazes de arrancar um dedo fora. Daí que vamos coçando a sua cabecinha para acostumá-la ao contato, mas com todo o cuidado.

Bóris e Preta ficaram loucos quando ela chegou. Era um cheira pra cá, pula pra lá que ninguém aguentava mais. Aliás, hoje de manhã, até Tobias, normalmente super reservado, entrou na história. Ele e Bóris subiram na minha cama e jogaram meus travesseiros longe e não sossegaram até que eu levantasse. Justo hoje que podia esticar o soninho, fui avisada que a nova membro da família estava com fome. Como eles sabiam? Sei lá! Talvez porque ela estivesse fora da "caverninha". Mas o fato é que a danada comeu nada menos do que seis pedacinhos de ração. Seis! Um atrás do outro, em bocadas certeiras.

Aliás, essas bocadas me preocupam. Bóris é um curiosão, enxerido e futriqueiro. Fico esperando a hora dele aparecer correndo com a tartaruga pendurada em sua língua, de tanto que ele ronda a bacia-aquário.

O nome dela? Matilda.

Todo mundo pergunta: ah, então é mulher? Não sei. Só dá para descobrir lá para os cinco anos e ela ainda é bebê. Mas se for homem, não tem problema, vira Matildo. E pronto!

Matilda surpreendida após esfarelar vários pedacinhos de ração.

terça-feira, novembro 13, 2007

Já deu!

Aff! Não agüento mais ouvir Ivete cantar Sense and Simplicity toda paramentada em vinil. Ou aquele rapper que fala, fala, e eu não entendo nada. Aliás, o que é que dá na cabeça desse povo de gastar milhões com propagandas como essa. É uma profusão de cores e imagens que fica difícil de entender. Além do quê são tão longas que exasperam. Graças a deus pelo controle remoto.

Será tão difícil assim criar uma propaganda legal, com jingles que dão vontade de sair cantando e dos quais a gente não esquece nunca?!

Eu até entendo que a propaganda parece ter sido feita para um público mais jovem, acostumado com a velocidade estarrecedora dos videogames. Mas por outro lado, quem é o jovem que vai ter condições de bancar qualquer um dos produtos anunciados?!

Cansativo perde!!! Mudaaaaaaaaaaaaaaaa!!!

segunda-feira, novembro 12, 2007

Diz-me com quem andas...

Definitivamente, Lula deve ter sido do tipo que não ouvia os conselhos da mamãe quando ela dizia, filho, esse rapaz é um enrosco, procure outras amizades.

Enquanto tentava justificar as mudanças constitucionais de Chávez na Venezuela, Lula acabou ouvindo do muy amigo ironias sobre a entrada do Brasil para a OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) e de juntar-se à Venezuela para criarem juntos a Petroamazonia. Lula podia dormir sem essa. Ou será que ele ainda tem ilusões que Chávez irá respeitar o Brasil como líder econômico na América do Sul? Faz-me rir o bate-assopra do amigo ditador e a subserviência Lulística em prol de sabe-se lá o quê.

Na mesma linha, o governador da Flórida cancelou reunião de negócios com diretores da Petrobrás. Reunião esta vital para o futuro das relações comerciais entre Brasil e Estados Unidos em torno da produção e comercialização de álcool no mundo. Sabe por quê? Por causa das relações ora existentes entre Petrobrás e Irã.

Né por nada não e confesso que pouco entendo de comércio exterior, mas será que essa política externa do governo Lula anda no caminho certo? Não podemos esquecer os prejuízos trazidos pelo reconhecimento da China como economia de mercado.

Já diz o ditado... e eu, enquanto cidadã brasileira, não estou a fim de comer farelo.

Leia mais aqui e aqui .

domingo, novembro 11, 2007

Querido diário...

Eu hoje não estou com vontade de fazer nada. Um resquício da alergia ainda me incomoda. Liguei o computador há quase três horas (jura?!) para terminar as provas que serão aplicadas amanhã e só consegui passear na net esse tempo todo. Encontrei vários blogs de fofoca maravilhosos. Ótimos para perder tempo. Experimente aqui e aqui .

Acabei descobrindo um gerador de lero-lero, bem ao estilo Organizações Tabajara. Perfeito se você precisa vomitar textos acadêmicos ou encher lingüiça em mesas de debate, e ainda lhe poupa o trabalho de catar polissílabas difíceis no Aurélio. Já vem tudo prontinho para usar. Clique aqui e aproveite.

A faxineira foi dispensada. Entre voltar à labuta de limpar banheiro, lavar roupa e quetais ou agüentar sumiço das coisas em casa prefiro a primeira opção.

A Natura anda esnobando. O novo creme facial, Chronos com flavonóides de passiflora, vem acompanhado de um mini dvd que ninguém vai se dar ao trabalho de assistir. E tem o potinho mais bonito dos últimos tempos. O creme é ótimo. Podiam dispensar as frescuras e baratear o preço do produto, né?

Gabi - 6 anos - e a irmã, Maria Alice - 1 ano e 4 meses -, minhas sobrinhas-netas de consideração, acabaram de chegar com a mãe. Na distração dos cumprimentos dos adultos, Maria acabou de comer uma bolinha de ração. Fez cara de que estava gostoso. Bóris, Tobias e Preta fizeram cara que não gostaram muito da idéia de compartilhar sua comida (a deles).

Por falar nas meninas, Gabi outro dia aprendeu sobre os animais mamíferos. E chegou em casa com essa: "Mãe, eu sou um mamífero. Eu tenho quatro patas!" Não sei bem se conviver desde pequenina com os caninos daqui de casa ajudou na construção do pensamento. Ainda estou na dúvida...

Acabei de ouvir Put you records on, de Corinne Bailey Rae. Vontade de sair bicicletando por aí...

Escritores da própria liberdade

Fui agraciada pela Letícia com a indicação do selinho acima. Que legal, Tita, agradeço a lembrança! O meme, criado pelo Batom Cor de Rosa , tem a seguinte explicação:

Todos temos blogs pelo fato de gostarmos de escrever. Por prazer, profissionalismo, ou qualquer motivo pessoal. E a maioria gosta de escrever para liberar algum sentimento profundo, seja ele bom ou ruim. Escreve para se encontrar, para analisar a situacao depois de algum tempo, ou naquela mesma hora, e tambem por essa paixao de por tudo no papel. E estou chamando esses blogueiros de Escritores da propria liberdade. Escritores sim, mesmo que amadores, que escrevem suas emocoes, que nao guardam tudo para si. Que compartilham tudo com pessoas muitas vezes estranhas(entre as conhecidas)... Escritores que admiro muito, por varios motivos, que se destacam de um jeito unico, para cada uma das pessoas que os conhecem. Blogueiros que publicam a sua liberdade de expressao.

Pois é, pois é, pois é ... Os meus indicados, são:

Giramundo , blog da minha querida Lidiane e suas emoções palpitantes;

Matutando , blog da Mineira, companheira alto astral daqui da blogosfera;

Aliciante , blog da Bruninha, de opiniões fortes e histórias engraçadas;

Coisa Rara , blog da Tatiana Rocha, cantora e escritora das boas;

blog da Flávia Coradini , garanto boas risadas.

Pronto, são esses os meus indicados. Poderiam ser muitos mais, porque vivo fuçando a net e sempre encontro lugares e pessoas muito legais.

Ah, e claro, vou deixar aqui uma última indicação, do blogueiro que mais ama memes na net: clique sem medo aqui .

sexta-feira, novembro 09, 2007

Mudando o rumo da prosa...

Coisa mais fofucha o comercial do Mon Bijou com o Carlos Moreno e o Reynaldo Gianechinni!!!

Uma seleçãozinha dos inesquecíveis comerciais do Garoto Bombril:

Tipos engraçados...

Poutpourrit...

Imitando o Chaplin...

Com Nelson Ned...

quinta-feira, novembro 08, 2007

Grunf 3!

Nem vou falar da minha garganta... Resolvi aprender LIBRAS.

Por outro lado, a Mineira levantou uma questão em seu post de hoje sobre a confessa manipulação da imagem de Chávez pela Revista Época. Sem entrar em detalhes, que você encontra na própria Mineira, clicando aqui , quero deixar o meu pensamento a respeito, que compartilhei no Halos dela, mas me deixou com vontade de postar aqui. Lá vai:

Penso que todos os meios de comunicação, de uma forma ou de outra, acabam manipulando as informações que desejam passar. Afinal, todos seguem uma linha editorial determinada, e se a Época ou a Veja dão uma certa "roupagem" ao que publicam, também o fazem a Carta Capital e a Caros Amigos. Como a Rede Globo ou a Rede Bandeirantes, essa atualmente puxando o saquíssimo do Lula depois dos altos contratos de comerciais da Petrobrás e outras instituições do Governo Federal.

Cabe a nós receber estas informações, confrontá-las e depurá-las, extraindo a nossa própria opinião.

O pensamento crítico só é desenvolvido com Educação. Infelizmente, e talvez não sem motivo, esta tem sido tratada como a Saúde Pública, ou seja, jogada de escanteio, sujeita a falastrices em prol de exorbitantes arrecadações de impostos que se esvaem nas valas da corrupção.

No final das contas? Acho ótimo que Chávez apareça com cara de mal. Do contrário, assim como Vargas e outro presidente do Brasil, corre-se o risco de acabar endeusado e mitificado e daí é muito mais difícil perceber o quão prejudicial é, principalmente, para o país que governa.

Quanto a nós, que compartilhamos do mesmo território sul-americano... bom, eu já disse que tenho medo, digam o que disserem.

quarta-feira, novembro 07, 2007

Grunf 2!

Ainda de mal humor e garganta doendo. Totalmente afônica. Minha aula foi um belo exemplo de pantomima, com direito a intérprete engraçadinho, no caso, um de meus alunos. Tá, confesso, essa parte do meu dia foi engraçada.

De todo modo, leia a coluna da Eliane Cantanhêde . Disse tudo o que eu queria.

Ministro da Agricultura diz em audiência pública no Senado que a fraude do leite foi " pontual". E ninguém questionou. Sei. E o famigerado engenheiro químico já deu entrevista dizendo que prestou consultoria a pelo menos oito laticínios. Leia na Folha .

Crises são um prato cheio para os cartunistas. Esse ano, já li várias maravilhosas. Essa do Aroeira entrou para o rol das minhas favoritas:

terça-feira, novembro 06, 2007

Grunf!

Ai, que hoje eu estou mal humoradíssima, com a rinite atacada que acabou descambando para outa ite qualquer que me deixou sem voz e com a garganta coçando interminavelmente.

Já que o mal humor me pegou, aproveito para perguntar sobre algo que não tinha me dado conta, percebi por causa da Magui :

Quem foi o *@*#*&*#@&*#* que teve a idéia de colocar o 4 do logo da copa em vermelho?! Já não basta a imensa estrela nos jardins do Alvorada? Depois ninguém entende porque Renan Calheiros usou da cadeira de presidente do Senado como se tivesse propriedade sobre a mesma, discutindo seus perrengues de alcova.

E lá vai o Brasil comer na mão da Bolívia... Sem comentários...

Mudando de assunto, agradeço a mãozona que a gentilíssima Mineira me deu, via Kane , para deixar o meu comentário sobre os comentários no Halos bem mais chique. Rá, como sabiamente já dizia a Poliana, alguma coisa sempre acontece para deixar a gente mais contentinha, né?

Inté!

segunda-feira, novembro 05, 2007

Ana Virgínia: Justiça e Liberdade - Blogagem coletiva

Não há palavras suficientes para expressar a revolta contra o tratamento desumano e incompetente com que a polícia portuguesa tem tratado o caso Ana Virgínia Sardinha. Exageram na dose, com torturas e, para variar, sem a devida investigação. Não é certo. Parece até que querem apagar a imagem de ineficiência deixada pelo desaparecimento de Madeleine e a falta absoluta de suspeitos até hoje, mostrando "serviço", porém ainda agem equivocadamente.

Leia mais e assine a petição no site que a família criou com o objetivo de pedir atenção do governo brasileiro. Clique no selo abaixo.

sábado, novembro 03, 2007

Curtas... e talvez grossas

Agora é fato. Chávez é o novo imperador da Venezuela. E a Venezuela é o país latino-americano mais poderoso (ou o segundo mais poderoso, ainda estou em dúvida em relação ao Chile) em termos militares. E o hômi é louco, todo mundo sabe. Cada um faça a sua leitura. Eu tenho mêda...

O relatório da senadora Kátia Abreu (DEM-TO) aponta folga de caixa graças ao superávit financeiro dos últimos anos. Isso, obviamente, desqualifica a necessidade de prorrogação da CPMF. Quero só ver a resposta do governo e seus compadres tucanos. Leia mais.

Aqui em Salvador, policial mata amigo que se recusou a sair com ele para tomar uma cerva. E foi para casa dormir o sono dos (in)justos. Sem comentários... Não acredita? Confira.

Em tempo, o título do post foi inspirado (copiado) descaradamente do blog do Rayol , vulgo Juarez - que por sinal continua a caprina saga quixotesca, imperdível!

Essa charge foi publicada no Dia de Finados, mas ainda tem seu lugar, com certeza...

sexta-feira, novembro 02, 2007

Brasil, uma cena - blogagem coletiva

Este post segue a proposta do Gustavo Forense para uma blogagem coletiva com o mote "Brasil, uma cena" . Só que a coisa anda tão preta, que resolvi escolher três situações recentes que muito me incomodam.

Veja só. Todo mundo sabia que aquela trancada do companheiro Evo para cima da Petrobrás não ia acabar bem. Faz quanto tempo, um ano? E nesse período não foi possível encontrar alternativas viáveis para o fornecimento do tal GNV (gás natural veicular)por que motivo?

O que é que acontece com esse país quando se trata de planejamento e cumprimento de metas a curto, médio e longo prazo? Parece que descobrem uma mina de ouro, gastam os tubos em propaganda a respeito, estimulam o brasileiro a investir seus caraminguás em aparelhos que irão baratear o consumo e de repente descobrem que a quantidade de ouro na mina pronto para a prospecção era ínfima e que será preciso investir em maquinário pesado de alta tecnologia e que por isso o minério vai começar a ser racionado e o seu valor aumentará muito. É sempre a mesma história. Foi assim com o apagão no governo FHC, está sendo assim com o apagão aéreo no governo Lula e agora mais essa.

Aliás, no quesito estimular a população a consumir novas fontes de combustível e depois deixá-la na mão, nós temos grande experiência. Foi assim também com o pró-álcool.

E o PSDB, nessa dança macabra das negociações para apoiar o governo na aprovação da CPMF já pensando nas eleições de 2010? Ao que tudo indica, a conversa azedou ontem, já que os cupinchas de Lula andam articulando um terceiro mandato, o que jogaria um iceberg nas intenções tucanas. Interessante é que o PSDB quer se distanciar do DEM - que já fincou o pé e é contra a prorrogação e pronto - e também está receoso de ficar marcado por apoiar o governo, indo contra a população. Aliás, situação bem ao gosto tucano, com sua longa experiência de quedar sobre o muro.

Eu vou lançar uma campanha: Romário 2010!