THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES »

sábado, julho 21, 2007

Sufoco na última semana...

Preta no início do sangramento

Eu passei a última semana às voltas com uma doença inesperada e bastante perigosa que acometeu a minha cadelinha, Preta. Por esse motivo e pela tristeza e preocupação, não consegui escrever nenhum post esses dias.

Foi assim:

Nós estávamos para fazer a histerectomia nela, depois de dois cios tomando hormônios (coisa que queríamos evitar dessa vez por trazer problemas sérios no futuro), mas ela acabou menstruando na outra quinta-feira. O problema é que o sangramento estava excessivo, daí a levamos a uma clínica na madrugada. O veterinário alertou para o problema e mandou que observássemos pois precisaria de cirurgia de emergência caso continuasse. No dia seguinte a levamos ao hospital veterinário, ligado à escola de veterinária da UFBA, e o médico mandou que continuássemos observando, discordando do outro, pois disse que era normal que algumas cadelas sangrassem muito e o hemograma que ela tinha feito estava normal.

Resultado, a nêga sangrou o fim de semana todo, muito, e se recusava a comer ou beber qualquer coisa. Eu passei o tempo todo hidratando-a com soro caseiro e água de coco. Pepe nem levantava a cabeça mais e a linguinha já estava roxinha.

Bom, S. a levou correndo ao hospital na segunda (só funciona de segunda à sexta) e ela foi imediatamente colocada no soro e tomou glicose. Qdo o resultado do novo hemograma saiu foi uma loucura porque ela já estava com o índice de plaquetas lá embaixo e precisava de transfusão de sangue com urgência. Desespero? Eu não tenho nem como dizer em palavras o que sentimos. As clínicas veterinárias não tinham nem bolsa nem animal doador para doar sangue para Preta. Até que um dos médicos no hospital conseguiu. Graças a Deus! S. a levou para tomar a transfusão e na terça ela foi operada.

Do dia da operação para cá, cada atitude "normal" dela era um novo alívio, que nos trazia lágrimas aos olhos. O primeiro alimento sólido que ela ingeriu, na quarta-feira, praticamente uma semana depois, os primeiros goles de água, os primeiros passos, o primeiro xixi, o primeiro abanar de rabo, o primeiro côco, a primeira lambida no nariz da gente, o primeiro latido...

Minha Pepe quase morre. A doença? Uma infecção no útero chamada Hemometra. O que a salvou? Muito amor, a vontade dela de viver, a hidratação constante com soro caseiro e água de coco, e o principal - pode dar risada, mas foi o que lhe abriu o apetite - uma fruta parecida com laranja, a lima. S. lembrou que sua mãe sempre dizia que lima levanta defunto. Eu digo: é verdade!

Lima: fruta todo-poderosa

Parece laranja, mas não é! A casca é mais fininha e os gomos são verdinhos-claros, quase brancos.

Lima - A limeira, árvore família das Rutáceas, é originária da Ásia, tendo sido aclimatada no Brasil. O suco da fruta, branco, tem sabor doce-amargo.

Utilidades Medicinais

Infecções em geral - Substituir algumas refeições, esporadicamente, por lima, exclusivamente.

Enxaqueca - Aplicar à têmpora cataplasmas de folhas de limeira maceradas.

Escorbuto - A lima, sendo rica em vitamina C, é indica contra essa doença carencial.

Febre - Misturar o suco de lima com água e tomar sem açúcar.

Febre tifóide - Proceder como indicado em febre.

Flatulência - Tomar, após as refeições, meio copo duplo do chá da casca da lima em infusão.

Fonte: http://www.todafruta.com.br/todafruta/mostra_conteudo.asp?conteudo=6293